4 de Fevereiro de 2025

Portada » Os Estados Unidos precisam de parceiros prósperos, não de vizinhos distantes: Comexi

Os Estados Unidos precisam de parceiros prósperos, não de vizinhos distantes: Comexi

3 febrero, 2025
Portugués
Os Estados Unidos precisam de parceiros prósperos, não de vizinhos distantes: Comexi

O Conselho Mexicano de Assuntos Internacionais (Comexi) enfatizou que os Estados Unidos precisam de parceiros prósperos, não de vizinhos distantes.

O Conselho de Administração do Comexi fez essa declaração no contexto da ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% sobre as importações originárias do México a partir de terça-feira, embora ele tenha pausado essa decisão por um mês. 

Em 1º de fevereiro de 2025, Trump assinou três ordens executivas estabelecendo aumentos de tarifas sobre produtos do México, Canadá e China:

  • México: 25% sobre todas as exportações mexicanas.
  • Canadá: 25% sobre as exportações canadenses, exceto produtos de energia, para os quais a tarifa será de 10%.
  • China: 10% sobre todas as exportações chinesas.

Parceiros prósperos

Do ponto de vista da Comexi, se os Estados Unidos aspiram manter um papel de liderança nos assuntos mundiais, eles precisam de parceiros estáveis e prósperos, não de vizinhos distantes. 

“Portanto, instamos o governo do presidente Trump a reconsiderar essa decisão”, disse o conselho da Comexi em uma declaração de posicionamento.

De sua perspectiva, os três países devem estar abertos ao diálogo, aproveitar os mecanismos de solução de controvérsias dos acordos comerciais existentes e fortalecer os laços de respeito e amizade que os unem há anos.

A Comexi acredita que uma forte parceria norte-americana é fundamental para garantir a prosperidade econômica e a segurança a longo prazo. Ao trabalharmos juntos, acrescentou, os interesses de cada nação, incluindo os dos Estados Unidos, são protegidos de forma eficaz.

Prosperidade compartilhada

De acordo com a Comexi, quando o presidente Trump fala sobre colocar os “Estados Unidos em primeiro lugar”, é fundamental lembrar que a prosperidade americana é reforçada, e não ameaçada, pelo sucesso de seus vizinhos mais próximos. 

“Se o México e o Canadá forem enfraquecidos, a indústria, os investimentos e o bem-estar dos consumidores americanos também serão diretamente afetados”, disse ele. 

Durante décadas, as três nações construíram a parceria regional mais avançada do mundo. O Acordo EUA-México-Canadá (T-MEC) – negociado no primeiro governo do presidente Trump – fortaleceu essa parceria ao estabelecer padrões trabalhistas modernos, proteções ambientais e mecanismos de solução de controvérsias. 

Esses compromissos já estimularam reformas trabalhistas históricas no México e oferecem proteção aos produtores dos EUA, garantindo acesso justo ao mercado.