A Parceria Global de Facilitação é uma parceria público-privada para o crescimento através do comércio.
De acordo com informações da Organização Mundial do Comércio (OMC), o seu mandato consiste em ajudar os governos dos países em desenvolvimento e dos países menos desenvolvidos a aplicar o Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) da OMC.
Para o efeito, reúne governos e empresas como parceiros iguais para identificar oportunidades e resolver problemas de burocracia e atrasos desnecessários nas fronteiras, bem como para conceber e aplicar reformas específicas que gerem resultados comercialmente mensuráveis.
Os projectos da Aliança ajudam a criar um ambiente em que as empresas podem fazer negócios mais facilmente, com procedimentos previsíveis, regulamentos simplificados e uma automatização moderna.
Na perspetiva da OMC, espera-se que o aumento do comércio e do investimento daí resultante conduza a um crescimento económico inclusivo e à redução da pobreza.
A Aliança é liderada pelo Centro para as Empresas Privadas Internacionais, a Câmara de Comércio Internacional e o Fórum Económico Mundial, em parceria com a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
É financiada pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
Aliança Global
A Aliança está atualmente a implementar 17 projectos em países em desenvolvimento e menos desenvolvidos e já concluiu 16 outros.
Estes projectos apoiam os países na implementação do AFC através de uma abordagem em três pilares:
- Fomentar as parcerias público-privadas, reunindo governos e empresas como parceiros iguais para abordar os obstáculos ao comércio, utilizando uma vasta gama de plataformas para ajudar todas as partes a compreender melhor as perspectivas umas das outras, identificar as causas profundas dos problemas comerciais e encontrar formas de os resolver coletivamente.
- Produzir resultados que traduzam a confiança das parcerias público-privadas em reformas de facilitação do comércio em apoio dos compromissos de implementação do AFC. Os governos e as empresas criam e implementam projectos em conjunto, produzindo resultados quantitativos tangíveis para ambas as partes.
- Medir o impacto das intervenções de facilitação do comércio e, assim, mostrar como os projectos reduzem o tempo e os custos associados ao comércio, tanto para as empresas como para os governos.