26 de Abril de 2025

Portada » Participação acionária da FEMSA na Coca-Cola FEMSA: tomada de decisões

Participação acionária da FEMSA na Coca-Cola FEMSA: tomada de decisões

21 abril, 2025
Portugués
Participação acionária da FEMSA na Coca-Cola FEMSA: tomada de decisões
Photo: Pixabay.

A participação acionária da FEMSA na Coca-Cola FEMSA permite que ela tenha o controle operacional da Coca-Cola FEMSA.

Ter controle operacional envolve tomar decisões para definir a estratégia de negócios, nomear gerentes, controlar o orçamento e decidir como os recursos serão gerenciados.

Além de ser a maior engarrafadora da The Coca-Cola Company (TCCC), a Coca-Cola FEMSA é proprietária da cadeia de lojas de pequeno formato OXXO.

Participação acionária da FEMSA

Em 10 de abril de 2025, a FEMSA possuía indiretamente ações da Série A equivalentes a 47,2% do capital social da Coca-Cola Femsa (56,0% do capital social com pleno direito a voto).

O que são ações da Série A? Servem para diferenciar os direitos que determinados acionistas têm, especialmente em questões como voto e propriedade.

A TCCC detinha indiretamente ações da Série D equivalentes a 27,8% do capital social da Coca-Cola FEMSA (32,9% do capital social com pleno direito a voto). 

Por fim, as ações da Série L, com direitos de voto limitados, constituíam 15,6% de nosso capital social, e as ações da Série B constituíam 9,4% de nosso capital social restante (11,1% de nosso capital social votante restante).

O que são ações da Série D? São detidas pela TCCC e dão à TCCC participação nos lucros e em determinadas decisões corporativas.

Observação: As Ações L e as Ações B são listadas e negociadas na forma de unidades (cada unidade consiste em 3 Ações B e 5 Ações L) na Bolsa de Valores do México sob o símbolo “KOF UBL” e na forma de ADSs na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo “KOF” (cada ADS representa 10 unidades).

Coca-Cola FEMSA

Essa estrutura garante que a FEMSA e a The Coca-Cola Company mantenham o controle estratégico da empresa. Ao mesmo tempo, permite que o público investidor se beneficie do crescimento e da lucratividade.

Por um lado, a FEMSA exerce o controle operacional. Por outro lado, a The Coca-Cola Company influencia as principais decisões sobre a marca. Embora a participação do público investidor seja relevante, ela não é decisiva.

Em geral, esse modelo oferece um equilíbrio entre o controle corporativo e uma visão global da marca Coca-Cola.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes