A economia dos EUA melhorou no segundo semestre de 2022 e o impulso continuou no início de 2023, informou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
O mercado de trabalho permaneceu historicamente apertado, com mais de um milhão de empregos criados no primeiro trimestre de 2023 e março marcando o 27º mês consecutivo de ganhos de emprego, mas está esfriando gradualmente.
A taxa de desemprego continua próxima de mínimos históricos.
A inflação também está desacelerando gradualmente, à medida que a economia supera as interrupções na cadeia de suprimentos e o aperto agressivo da política monetária começa a funcionar para reduzir o excesso de demanda.
Embora a inflação tenha começado nos bens afetados por problemas na cadeia de suprimentos, à medida que as pressões na cadeia de suprimentos diminuíram, os preços dos serviços aumentaram.
Nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2023, os preços dos serviços subiram 7,3%, de acordo com os dados do Bureau of Labor Statistics, enquanto os preços dos produtos subiram apenas 1% no mesmo mês, abaixo do pico de 12,3% em fevereiro de 2022.
O Federal Reserve tem se concentrado na evolução do mercado de trabalho e, de acordo com seu presidente, Jerome Powell, o crescimento do emprego e dos salários precisa cair substancialmente ainda mais antes que o banco central faça uma pausa em seu aperto monetário.
EUA
Powell dividiu a medida de inflação preferida do banco central, o núcleo da taxa de despesas de consumo pessoal (4,6% em fevereiro de 2023), em três categorias: núcleo de bens, habitação e núcleo de serviços, excluindo habitação.
Dessas três categorias, a terceira é a mais importante, pois é responsável por mais da metade do deflator do IPC básico.
Além disso, os serviços básicos, excluindo habitação, que vão de assistência médica a hotéis e restaurantes, são intensivos em mão de obra, de modo que o grau de rigidez do mercado de trabalho é um guia informativo para a trajetória da inflação nos setores de serviços.
Na coletiva de imprensa após a reunião de fixação de taxas do Fed em 22 de março de 2023, Powell enfatizou que ainda não há evidências de uma tendência desinflacionária nos serviços básicos não relacionados à habitação.
Nessa reunião, o Fed aumentou as taxas de juros pela nona vez consecutiva, para um valor entre 4,75% e 5,0%.
Mais importante ainda, o banco central espera que a taxa de juros de referência suba para 5,1% até o final de 2023, o que implica pelo menos mais um aumento da taxa de juros este ano.