Os planos da Alpek para distribuir gás natural no Brasil fazem parte de sua estratégia para esse negócio, no qual já participa no México.
No primeiro trimestre de 2025, a Alpek registrou uma queda de 9,9% na receita, em relação ao ano anterior, para US$ 1,715 bilhão, e uma queda de 18,2% no EBITDA comparável, para US$ 126 milhões.
De acordo com a Petrobras, o mercado brasileiro de gás natural está se tornando cada vez mais competitivo à medida que novos fornecedores ganham acesso a distribuidores locais e, mais importante, a clientes industriais.
Essa mudança se deve, em parte, às recentes reformas nas estruturas legais e regulatórias do Brasil.
Planos da Alpek
A empresa informou na terça-feira que continua investindo em inovação e diversificação.
“Desde a sua criação em 2018, o negócio de gás natural da Alpek cresceu e se tornou um dos principais distribuidores domésticos no México, e agora estamos nos preparando para expandir para o Brasil e o negócio de eletricidade limpa”, disse a Alpek em seu primeiro relatório trimestral para 2025.
Além disso, o biofertilizante Biovento recebeu recentemente aprovação para comercialização na Califórnia, fortalecendo o portfólio de produtos sustentáveis da empresa.
No México, a Pemex continua sendo a única fornecedora de gás natural. Esse produto é vendido com base nos preços do mercado spot no sul do Texas, EUA. Entretanto, esse mercado tem apresentado alta volatilidade nos últimos anos.
Além disso, a Comissão Federal de Eletricidade (CFE) é a entidade pública descentralizada responsável pela geração e distribuição de eletricidade no país. As tarifas de eletricidade também foram afetadas. Isso ocorre porque a produção de eletricidade depende muito do gás natural, cujo preço muda com frequência.
Gás natural
A Alpek assinou vários contratos de derivativos com diferentes contrapartes. O objetivo é proteger-se contra o aumento dos preços do gás natural e de outras matérias-primas.
Em particular, os hedges relacionados ao gás natural são projetados para reduzir o impacto de possíveis aumentos no preço do gás natural. Essas estratégias ajudam a mitigar os riscos associados à volatilidade do mercado.
Além disso, o objetivo central é manter os preços mais estáveis. Para isso, são tomadas posições que proporcionam fluxos de caixa estáveis. Isso reduz a incerteza dos custos.
Deve-se observar que o preço de referência do gás natural é baseado no índice Henry Hub da New York Mercantile Exchange (NYMEX).