O governo do México publicou o projeto da Norma Oficial Mexicana PROY-NOM-018-ASEA-2023, Plantas de Distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da Federação (DOF) em 16 de junho de 2023.
Em geral, ele estabelece os requisitos e as especificações de segurança industrial, segurança operacional e proteção ambiental que as plantas de distribuição de gás liquefeito de petróleo devem cumprir durante as etapas de projeto, construção, operação e manutenção, a fim de promover, explorar e desenvolver de forma sustentável a atividade de distribuição de gás liquefeito de petróleo por meio de plantas de distribuição.
Esses requisitos também têm o objetivo de evitar danos à população, às instalações e ao meio ambiente.
O projeto é aplicável em todo o território nacional e em áreas onde a Nação exerce sua soberania e jurisdição e é de observância geral e obrigatória para entidades reguladas que realizam ou pretendem realizar a atividade de distribuição de gás liquefeito de petróleo por meio de plantas de distribuição, durante o projeto, a construção, a operação e a manutenção.
Os meios de recepção de Gás Liquefeito de Petróleo considerados neste Projeto de Norma Oficial Mexicana para Plantas de Distribuição são: carro-tanque, caminhão-tanque, caminhão-tanque, oleoduto terrestre, semirreboque e autotanque.
Enquanto isso, os meios de fornecimento considerados neste Projeto de Norma Oficial Mexicana são por carro-tanque, por contêineres portáteis e/ou transportáveis sujeitos a pressão em um veículo de entrega e por gasoduto de distribuição.
Distribuição de gás
Nas Plantas de Distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo em que o produto petrolífero é recebido por gasoduto, este Projeto de Norma Oficial Mexicana se aplica a partir do ponto de interconexão com o sistema de transporte por gasoduto ou do ponto de recepção do caminhão-tanque.
Por outro lado, nas instalações de distribuição em que o fornecimento é feito por meio de dutos de distribuição, este Projeto de Norma Oficial Mexicana se aplica até a válvula de bloqueio onde começa o sistema de distribuição por dutos.
Da mesma forma, nas Plantas de Distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo, em que o recipiente ou recipientes de armazenamento são compartilhados com uma estação de serviço para fins específicos, este projeto de Norma Oficial Mexicana se aplica até o ponto de interconexão; nesses casos, o recipiente ou recipientes de armazenamento farão parte da planta de distribuição de GLP, sem prejuízo de que as estações de serviço para fins específicos devam cumprir os regulamentos aplicáveis.