O Porto de Coatzacoalcos ultrapassou o Porto de Manzanillo como o maior do México no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados do Ministério das Infra-estruturas, Comunicações e Transportes (SICT).
Enquanto a movimentação de carga no Porto de Coatzacoalcos teve um crescimento anual de 17,3% no primeiro semestre deste ano para 18,19 milhões de toneladas, o Porto de Manzanillo registou uma queda de 4,2% para 17,14 milhões de toneladas.
No México, os portos são bens inalienáveis, imprescritíveis e impenhoráveis do Estado.
São geridos pelas Administraciones del Sistema Portuario Nacional (ASIPONA) e pelas Administraciones Portuarias Integrales (API).
Embora as ASIPONA/API sejam públicas ou privadas, a participação estrangeira nelas continua limitada a 49% do capital.
Historicamente, a participação privada tem sido bastante restrita.
Até 2021, uma API privada explorava e geria o porto de Acapulco, mas em 2021, a concessão não foi renovada e o Estado assumiu a gestão do porto.
Atualmente, todos os portos são explorados por ASIPONA/API públicas.
As ASIPONA/APIs devem construir e manter as infra-estruturas de base, construir e explorar os terminais e prestar serviços portuários.
No entanto, as obras e os serviços podem ser objeto de contratos, sujeitos às leis federais que regem os contratos públicos.
Além disso, de acordo com a Lei dos Portos, os contratos de serviços devem ser objeto de concurso, mas, por razões técnicas, de eficiência e de segurança, as adjudicações podem ser feitas por ajuste direto.
Porto de Coatzacoalcos
Outros portos de destaque foram Lazaro Cardenas, com um movimento de carga de 13,75 milhões de toneladas, uma queda de 11,7% no primeiro semestre de 2022, e o Porto de Veracruz, com 11,93 milhões de toneladas e uma queda de 1% em relação ao ano anterior.
O Porto de Coatzacoalcos tem a vantagem de fazer parte do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT), que está em construção, está localizado na parte mais estreita do México, cobre uma distância de 300 quilómetros e representa um sistema logístico estratégico para o país.
O CIIT incluirá uma autoestrada, uma linha ferroviária, uma linha de eletricidade e uma linha de fibra ótica, um gasoduto e 10 parques industriais, cinco dos quais estão em fase de concurso.