A Industrias Peñoles é composta por 21 fábricas em operação e é a maior produtora mundial de prata refinada, além de ser a maior produtora de ouro e chumbo refinados da América Latina.
A empresa também está entre os maiores produtores mundiais de zinco refinado e sulfato de sódio.
Por meio de sua participação acionária de 75% na Fresnillo plc, a Peñoles participa da produção de ouro, prata e outros metais contidos nos concentrados, dorés e precipitados produzidos pelas minas dessa subsidiária.
Por sua vez, a Fresnillo plc é a maior produtora de minério de prata do México e do mundo, respondendo por 24% do total nacional e 6,2% do total mundial.
Prata refinada
O negócio de metalurgia começou com a fundição de chumbo, a refinaria de zinco (1973) e a refinaria de chumbo-prata (1975).
Seguiram-se a fábrica de Bermejillo (Bermejillo, Durango), em 1981, que processa resíduos da Met-Mex, e a fábrica de Aleazin (Ramos Arizpe, Coahuila), em 1994, que produz ligas de zinco para o setor de galvanização e fundição sob pressão.
Em 2013, a Met-Mex Peñoles e a Aleazin se fundiram na Metalúrgica Met-Mex Peñoles (Met-Mex).
Atualmente, a Met-Mex é um dos maiores complexos metalúrgicos não ferrosos e um dos dois maiores produtores de prata refinada do mundo.
Assim como o ouro, a prata também foi usada como moeda no passado.
No entanto, a principal diferença entre o ouro e a prata é que, enquanto cerca de metade da demanda por ouro é para joias, cerca de metade da demanda por prata para fabricação é para aplicações industriais.
A produção de novas minas é responsável por cerca de 82% do suprimento total de prata. A prata reciclada é responsável por cerca de 17% do suprimento total.
De acordo com o Silver Institute, as aplicações industriais e a demanda de joias representaram mais de 65% da demanda total de prata em 2021.
A fotografia vem ocupando uma parcela menor da demanda global de prata, caindo de 5% em 2012 para 3% em 2021, enquanto a demanda fotovoltaica aumentou nos últimos anos, respondendo por 11% em 2021.
Os movimentos do preço da prata podem ser influenciados por uma variedade de fatores, como anúncios do banco central sobre as reservas de prata de um país, acordos entre bancos centrais, incertezas políticas em todo o mundo e preocupações econômicas.