O México tirou a Espanha da primeira posição entre os maiores exportadores de morangos do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Enquanto as exportações mexicanas de morangos frescos aumentaram a uma taxa anual de 11% em 2022, para 833 milhões de dólares, as exportações correspondentes da Espanha caíram 14%, para 733 milhões de dólares.
O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha (MAPA) informa que os morangos são várias espécies de plantas rasteiras do gênero Fragaria, nome relacionado à «fragrância» que possui (latim, fraga), cultivadas por seus frutos comestíveis.
O morango é um fruto cônico ou quase redondo, de tamanho variável dependendo da espécie (de 15 a 22 mm de diâmetro), coroado por sépalas verdes, de cor vermelha e com sabor que varia de ácido a muito doce.
A característica mais marcante dessa fruta é seu aroma intenso.
Mas, na realidade, não é uma fruta, mas um espessamento do receptáculo floral, uma modificação carnuda do caule com a função de conter dentro dele os frutos da planta; as «sementes» -aquênios- nessa infrutescência são os verdadeiros frutos.
Cada morango contém entre 150 e 200 aquênios.
O morango silvestre é originário da Europa, especificamente dos Alpes.
Exportadores de morango
De acordo com o MAPA, parece que os morangos foram cultivados pela primeira vez na França no século XV e um pouco mais tarde (século XVIII) na Espanha.
Foram os espanhóis, portugueses e ingleses que o espalharam pela Europa e pela América, chegando até mesmo a algumas partes da Ásia.
No passado, os europeus conheciam a espécie Fragaria vesca, mas durante a colonização, os espanhóis descobriram no Chile uma nova espécie, a Fragaria chilonensis.
Dessas duas, obteve-se um morango melhor, mais saboroso e mais resistente.
Outros grandes exportadores de morango em 2022 foram os Estados Unidos, com US$ 596 milhões e um crescimento anual de 4%, e a Holanda, com US$ 301 milhões e uma queda de 18%.
Dependendo das variedades, os morangueiros florescem do final do inverno ao início do verão, de modo que os frutos amadurecem durante toda a primavera e até o verão, de março a julho.
Essas frutas exalam um aroma inconfundível quando estão no auge da maturação, o que as torna reconhecíveis à distância.