2 de Janeiro de 2025

Portada » Procura de níquel para baterias de automóveis

Procura de níquel para baterias de automóveis

2 octubre, 2023
Portugués
A Guerra Fria dos Minerais: Tesla e General Motors

De acordo com a Wood Mackenzie, a procura global prevista de níquel em precursores de baterias para veículos eléctricos e armazenamento de energia aumentará 36% até 2022, para 434 kt.

As suas previsões apontam igualmente para um aumento desta procura para 750 kt em 2025.

De acordo com a Lifezone Metals, A transição para a energia limpa está a apoiar uma procura crescente de baterias para veículos eléctricos e armazenamento de energia, o que deverá conduzir a um aumento significativo da procura nas cadeias de abastecimento globais de matérias-primas e precursores de baterias que servem o mercado.

A Wood Mackenzie prevê que um novo crescimento anual composto de 9% por ano irá impulsionar a procura global projectada neste segmento para 1,7 Mt em 2035 e 2,3 Mt em 2050.

O níquel proporciona uma elevada densidade energética para as baterias e uma capacidade de armazenamento significativa, ambas necessárias para aumentar a eletrificação.

A resposta à crise das alterações climáticas está a acelerar a procura de veículos eléctricos, de armazenamento de energias renováveis e de infra-estruturas conexas.

Procura de níquel

Em agosto de 2021, o governo dos EUA anunciou um objetivo de 50% de vendas de veículos eléctricos até 2030.

Depois, em outubro de 2021, vários dos principais países e fabricantes de automóveis do mundo comprometeram-se, na COP26 em Glasgow, a vender veículos 100% eléctricos até 2035 nos principais mercados e até 2040 a nível mundial.

Para fabricar baterias e satisfazer a procura crescente de baterias, as gigafábricas necessitarão de metais essenciais como o níquel, o cobalto e o cobre.

A química das baterias de níquel-manganês-cobalto está a tornar-se a tecnologia predominante no mercado dos veículos eléctricos.

À medida que os depósitos de sulfureto de níquel de maior qualidade em minas activas se esgotam, o novo fornecimento de níquel para baterias começou a depender fortemente do processamento de minérios lateríticos utilizando os processos ambientalmente complexos HPAL e forno rotativo-elétrico (RKEF) (em especial o processo RKEF), embora o HPAL, em particular, tenha um historial de custos excessivos e atrasos.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]