A procura de ouro pelos bancos centrais e outras instituições a nível mundial cresceu a uma taxa homóloga de 152,3% em 2022, para 1.135,7 toneladas, de acordo com dados do World Gold Council.
Em geral, os bancos de ouro prestam uma variedade de serviços ao mercado do ouro e aos seus participantes, facilitando assim as interacções entre outras partes.
Os serviços prestados pela comunidade de bancos de ouro incluem produtos bancários tradicionais, bem como financiamento de minas, compras e vendas físicas de ouro, cobertura e gestão de riscos, gestão de stocks para utilizadores industriais e consumidores, e instrumentos de depósito e empréstimo de ouro.
Há uma década, em 2012, a procura de ouro pelos bancos centrais e outras instituições foi de 567,2 toneladas e o anterior valor mais elevado da última década ocorreu em 2018, quando a procura global totalizou 656,2 toneladas.
Procura de ouro
O sector oficial, por outro lado, inclui as actividades das várias operações dos bancos centrais dos países detentores de ouro.
Tendo sido uma fonte de oferta de ouro durante muitos anos, o sector oficial tornou-se uma fonte de procura líquida em 2010.
De acordo com o Graniteshares Gold Trust, a importância atribuída pelos comentadores de mercado a esta atividade, juntamente com o montante total de ouro detido pelo sector oficial, fez com que esta área constituísse uma mudança significativa no mercado do ouro.
Do total da procura de ouro em 2022, que totaliza 4.754,5 toneladas, destacam-se também a participação da joalharia (2.189,8 toneladas), dos investimentos (1.106,8 toneladas) e do fabrico de tecnologia (308,5 toneladas), entre outros.
O sector dos investimentos inclui as actividades de investimento e de negociação dos investidores profissionais e privados e dos especuladores. Estes participantes vão desde os grandes fundos de investimento e fundos de cobertura até aos comerciantes diários em bolsas de futuros e coleccionadores de moedas a nível retalhista.
O sector do fabrico e da produção representa todos os utilizadores comerciais e industriais de ouro para os quais o ouro é uma parte diária da sua atividade.
A indústria da joalharia é um dos principais utilizadores de ouro. Outros utilizadores industriais de ouro incluem as indústrias eletrónica e dentária.