O Departamento de Agricultura dos EUA projeta que a produção de milho no México para o ano comercial de 2023/2024 será ligeiramente maior do que no ano comercial anterior, com 26,9 milhões de toneladas.
O principal fator que impulsiona o aumento da produção é um ligeiro aumento na área plantada estimada.
Como ponto de referência: a produção de milho no México para a temporada 2022/2023 é estimada em 26,5 milhões de toneladas com base em resultados de colheita mais completos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader).
De acordo com dados preliminares do Servicio de Información Agroalimentaria y Pesquera (SIAP) do México, a safra de milho primavera/verão 2022/2023 do México produziu 19,4 milhões de toneladas de milho, incluindo aproximadamente 16,1 milhões de toneladas de milho branco e 3,0 milhões de toneladas de milho amarelo.
A produção de milho branco é 2% menor do que no ano anterior, e a produção de milho amarelo é 8% maior.
Embora a produção de milho branco na primavera/verão esteja distribuída por todo o país, a colheita em Chihuahua, Jalisco e Chiapas produziu 77% do total da produção nacional de milho amarelo.
A empresa de consultoria Grupo Consultor de Mercados Agrícolas (GCMA) informa que, em 12 de junho, a colheita do ciclo outono/inverno 2022/2023 em Sinaloa está 60% concluída.
Produção de milho
De acordo com fontes, estima-se que a produção de Sinaloa tenha atingido entre 6,0 milhões e 6,2 milhões de toneladas, seguida por Sonora e Tamaulipas, com um total de 0,9 milhão de toneladas.
A perspectiva para a produção de milho de outono/inverno no México se beneficia do clima favorável durante o plantio, dos bons níveis de água nas represas e do aumento da área plantada.
De modo geral, a cana-de-açúcar continua sendo a cultura mais importante em termos de volume de produção, mas não está entre os principais produtos de exportação.
Os grãos básicos são importantes não apenas em termos de volume, mas também devido à sua preponderância na dieta mexicana, e são considerados commodities essenciais.
Entre eles, o mais importante, em termos de produção, é o milho, que representa 75,4% do total de grãos produzidos.