Aproximadamente 16,8% da superfície terrestre do Peru é dedicada à produção herbácea e às culturas permanentes.
As culturas perenes incluem: café, cacau, frutas tropicais (manga, abacate, goiaba, abacaxi e banana), castanha-do-pará, uva, abacate, azeitona, laranja e tangerina.
Nota: Uma cultura perene refere-se a plantas que vivem durante vários anos e produzem colheitas durante períodos prolongados, em contraste com as culturas anuais que têm um ciclo de vida de um ano.
Em 2022, o sector agrícola e pecuário do Peru atingiu uma taxa de crescimento de 4,3 por cento.
Este aumento deveu-se principalmente a um aumento significativo de culturas favoráveis, como mirtilos e uvas, resultante de investimentos anteriores em plantações precoces e variedades regeneradas de abacate e cacau (como resultado do aumento das áreas de colheita); e oliveiras (como resultado de altos rendimentos e condições climáticas favoráveis).
A produção agrícola para os mercados internos cresceu a uma taxa anual moderada, apesar dos preços mais elevados dos fertilizantes e da baixa disponibilidade de água no início da estação de crescimento na região montanhosa.
Entretanto, a oferta de carne de aves de capoeira manteve a sua recuperação desde 2020 e cresceu 2,8 por cento.
Produção herbácea
Nos últimos dez anos, o crescimento sustentado do sector da agricultura orientada para a exportação ascendeu a 7,6%, a produção animal a 3,2% e, em menor escala, a produção para o mercado interno a 2,0%.
A produção herbácea refere-se à produção de plantas herbáceas, ou seja, as plantas que não têm tecido lignificado permanente e que geralmente morrem na época de crescimento ou depois de atingirem a maturidade reprodutiva.
Algumas das principais culturas herbáceas no Peru incluem: batata, milho, quinoa, café, cana-de-açúcar, cacau, feijão, cebola, espargos e citrinos.
Exportações
No geral, os principais produtos agrícolas do Peru são batata, milho, arroz, café, frutas e vegetais, que juntos representaram aproximadamente 72,5% e 72,7% da produção agrícola em 2021 e 2022, respetivamente.
Os produtos agrícolas tradicionais do Peru incluem algodão, açúcar, café e arroz.
A produção agrícola tem-se concentrado cada vez mais em produtos de exportação não tradicionais destinados principalmente aos mercados de inverno na Europa e nos Estados Unidos.
Com um crescimento anual de 12,2%, as exportações agrícolas atingiram um recorde de 8,4 mil milhões de dólares em 2022.
Este aumento deveu-se principalmente à venda de uvas por 1,4 mil milhões de dólares, mirtilos por 1,4 mil milhões de dólares (ambos produtos dos quais o Peru é um dos principais exportadores) e mirtilos por 1,4 mil milhões de dólares (ambos produtos dos quais o Peru é um dos principais exportadores).