Os produtos manufacturados representam mais de 95% das exportações da China, de acordo com um relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A China é o maior exportador mundial de produtos manufacturados e uma economia tecnológica em rápido crescimento, destacando-se na produção de veículos eléctricos e de produtos relacionados com a energia solar, por exemplo.
As suas exportações são muito diversificadas, tanto em termos de variedade e qualidade dos produtos, como de destinos geográficos.
Produtos manufacturados
Em 7 de outubro de 2022, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu regulamentos que limitam a exportação de produtos essenciais para a China. Estas restrições afetam os semicondutores avançados, a tecnologia de supercomputadores, o equipamento avançado de fabrico de semicondutores e os componentes para determinados equipamentos fabricados na China.
Um ano mais tarde, em 17 de outubro de 2023, estas regras foram actualizadas com novas disposições em matéria de controlo das exportações.
Por outro lado, o sector da indústria transformadora representou 26-28% do PIB da China nos últimos quatro anos. Ao longo das últimas décadas, a China estabeleceu-se como um líder mundial no sector da indústria transformadora.
O êxito da China neste sector deve-se a vários factores. Estes incluem a sua integração nas cadeias de valor globais, a liberalização do comércio e do investimento, bem como a disponibilidade de mão de obra abundante e produtiva. Além disso, o vasto mercado interno da China, as infra-estruturas de alta qualidade e a aposta na inovação têm sido factores determinantes.
Made in China 2025
A iniciativa “Made in China 2025” é o principal programa para impulsionar o sector transformador da China. Este plano estratégico promove a modernização industrial e a inovação tecnológica.
O sector transformador da China recebe um apoio governamental significativo. O apoio inclui subvenções, financiamento da investigação e benefícios fiscais. Além disso, vários fundos governamentais destinam-se especificamente a promover este sector.
De acordo com a OMC, a China tornou-se um ator dominante na indústria transformadora mundial nas últimas décadas. Atualmente, a sua produção bruta excede a dos nove maiores fabricantes seguintes em conjunto.
O sector da indústria transformadora é o segundo sector mais importante da economia chinesa, logo a seguir ao sector dos serviços. Nos últimos quatro anos, foi responsável por cerca de 28% do emprego total e atraiu cerca de 25% do investimento direto estrangeiro (IDE) do país.