1 de Abril de 2025

Portada » Prós e contras das tarifas automotivas dos EUA sobre o México

Prós e contras das tarifas automotivas dos EUA sobre o México

26 marzo, 2025
Portugués
Avantages et inconvénients des droits de douane américains sur l'automobile au Mexique
Photo: Ford.

Quais são os prós e os contras das tarifas automotivas dos EUA sobre o México?

Em relação aos contras, a primeira coisa é que o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou uma tarifa de 25% sobre todas as importações de carros e caminhões leves a partir de 3 de abril.

Essa é uma notícia particularmente ruim para o México, pois o país é o maior exportador de carros para o mercado norte-americano.

Do total de compras externas de automóveis dos Estados Unidos, no valor de 219,496 bilhões de dólares em 2024, as compras originárias do México totalizaram 49,987 bilhões de dólares.

Prós e contras das tarifas automotivas

Para impor essas tarifas, Trump assinou na quarta-feira uma proclamação invocando a Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio de 1962.

As tarifas incluem determinadas autopeças.

Do total de importações de autopeças para os Estados Unidos em 2024, no valor de US$ 192,397 bilhões, as originárias do México valiam US$ 82,456 bilhões em valor aduaneiro.

No balanço, o México tem um aspecto a seu favor, juntamente com outras duas nações. Atualmente, as exportações de carros e caminhões leves do México, Canadá e Coreia do Sul não pagam tarifas na alfândega dos EUA. Isso ocorre porque esses países têm acordos de livre comércio com o governo dos EUA. 

Em contrapartida, os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) enfrentam custos adicionais. Para as exportações de automóveis para o mercado dos EUA, eles devem pagar uma tarifa de 2,5%. Para caminhões leves, a tarifa chega a 25%.

No entanto, Trump anunciou novas tarifas além das já existentes. Com essa medida, os carros importados pagarão uma tarifa total de 27,5%, enquanto os caminhões leves enfrentarão uma taxa de 50%. No entanto, os veículos do México, Canadá e Coreia do Sul terão uma tarifa de 25% para ambas as categorias.

Novas tarifas

A tarifa de 25% será aplicada a uma variedade de importações. Isso inclui veículos de passageiros, como sedãs, SUVs, crossovers, minivans e vans de carga. Ela também afetará caminhões leves e peças automotivas importantes. Essas peças incluem motores, transmissões, componentes do trem de força e elementos elétricos.

Além disso, existe a possibilidade de estender as tarifas a outras autopeças, se necessário. Entretanto, as peças em conformidade com o T-MECpermanecerão isentas de impostos por enquanto. Essa isenção permanecerá em vigor até que o Secretário de Comércio, em conjunto com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), defina um processo para tributar o conteúdo não americano.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes