O sector equino do Kentucky é o principal produtor de puros-sangues, sendo responsável por 30% de todos os nascimentos nos Estados Unidos.
De acordo com o Kentucky Equine Survey de 2012, o Kentucky tem 242.400 cavalos e 35.000 explorações equestres.
Mais de 1 milhão de acres no Kentucky são dedicados à utilização equina e o valor total dos seus cavalos e activos relacionados com cavalos (terrenos, edifícios, equipamento, etc.) está estimado em 23,4 mil milhões de dólares, de acordo com a Tropical Racing.
As explorações equestres do estado também gastam mais de mil milhões de dólares por ano, 77% dos quais estão concentrados em Bluegrass.
Embora o Kentucky possa não ter mais cavalos do que o Texas, a Califórnia ou a Flórida, as vendas de cavalos do Kentucky e os rendimentos das operações relacionadas com cavalos geram mais de mil milhões de dólares por ano para a Commonwealth.
Isto deve-se ao grande número de cavalos puro-sangue nascidos, criados e vendidos no Kentucky para corridas.
Puro-sangue
A Tropical Racing considera que os seus principais concorrentes no sector das corridas de cavalos puro-sangue são, entre outros, a Stonestreet Farms, a WinStar Farms e a Calumet Farm, cada uma das quais possui muitos garanhões, reprodutores e animais de corrida.
A tendência para a aceitação de parcerias em detrimento de proprietários individuais ou de quintas é positiva, com a Tropical Racing a liderar o processo.
Possuir cavalos é dispendioso e a competição por prémios em dinheiro é forte.
A combinação de recursos tem demonstrado ser uma abordagem eficaz para que os indivíduos se destaquem no mercado atual.
Entrando em um mercado saturado, a Tropical Racing enfrenta um cenário onde muitas parcerias disponíveis se mostram redundantes e frequentemente carecem de uma gestão estruturada ou objetivos claros.
Essa redundância persiste porque, na maioria dos casos, os investidores recebem apenas uma pequena percentagem de propriedade em cavalos individuais, sem benefícios significativos adicionais.
Em vez disso, a empresa oferece aos seus investidores a oportunidade de serem proprietários de todo o negócio, incluindo o sucesso dos cavalos sindicalizados.
As corridas de cavalos também competem com todas as outras formas de entretenimento, como o futebol profissional, o basebol, o hóquei, o futebol americano, o basquetebol, outras formas de jogo e actividades ao ar livre.