A QUALCOMM, líder mundial no desenvolvimento e comercialização de tecnologias essenciais para a indústria sem fio, destacou a computação inteligente como uma tendência global.
Os avanços nas tecnologias de processador permitiram a distribuição de cargas de trabalho complexas pela rede, com mais computação realizada em dispositivos de ponta, onde os dados são gerados.
Dada a proximidade com os dados brutos, a computação de ponta permite um processamento mais inteligente, o que reduz o tempo de resposta, melhora a privacidade e a segurança e permite uma maior personalização.
Assim, segundo a QUALCOMM, com o aumento do poder de processamento, os dispositivos móveis estão a tornar-se uma plataforma de IA omnipresente, com algoritmos de IA generativos grandes e complexos executados no dispositivo, permitindo casos de utilização de IA contextual e a pedido.
Como a conetividade sem fios 5G complementa a IA generativa no dispositivo, os dispositivos de ponta permitem casos de utilização que aumentam a produtividade, ao mesmo tempo que processam e partilham dados de forma inteligente com aplicações baseadas na nuvem, conforme necessário.
Computação inteligente
Aproveitando a base de smartphones e a escala de dispositivos móveis, a QUALCOMM prevê que a IA generativa se torne onipresente e se expanda além dos smartphones para indústrias e aplicativos como computação, IoT, XR e automotivo.
Além disso, como parte da computação inteligente, modelos complexos de linguagem grande (LLMs), modelos de visão grande (LVMs) e outros modelos de IA generativa que podem gerar novos conteúdos estão a começar a mudar o cenário da experiência do utilizador.
Os LLM (p. ex., GPT-4 e Llama2) são úteis para aplicações de processamento de linguagem natural baseadas em texto, como a resposta a consultas, o resumo e a criação de documentos, enquanto os LVM (p. ex., Stable Diffusion e ControlNet) são úteis para o processamento de imagem e vídeo.
Eles estão revolucionando os métodos tradicionais de pesquisa, criação de conteúdo, sistemas de recomendação e assistentes digitais personalizados, oferecendo melhorias significativas na usabilidade e na produtividade do consumidor.
A QUALCOMM acredita que uma variedade de casos de uso inovadores para empresas e consumidores surgirá da IA generativa, especialmente quando os LLMs e LVMs forem executados em dispositivos e incorporarem várias modalidades (como texto, voz, câmera, sensores infravermelho, RADAR e LiDAR) e trouxerem os benefícios do imediatismo, da privacidade, da segurança e da personalização para os consumidores.