Quem é Jamieson Greer? Nesta terça-feira, o presidente eleito Donald Trump o escolheu como o novo chefe do United States Trade Representative (USTR).
Greer é sócio da equipe de Comércio Internacional da King & Spalding. Sua prática se concentra em ajudar as empresas a usar a legislação e a política de comércio internacional para obter modelos de negócios geopoliticamente sustentáveis.
Nos últimos 25 anos, ele estudou a política comercial, desde o sistema de comércio multilateral e o funcionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC) até a integração comercial na América do Norte e as relações bilaterais dos EUA, especialmente com a China.
Ele também fez parte da equipe principal de Robert Lighthizer quando este era chefe do USTR no primeiro mandato de Trump e negociou o Acordo EUA-México-Canadá (T-MEC).
Quem é Jamieson Greer
Antes de ingressar na King & Spalding, Jamieson foi chefe de equipe de Lighthizer no USTR.
Greer trabalhou em estreita colaboração com o embaixador Lighthizer e com os altos funcionários da Casa Branca no desenvolvimento e na implementação de políticas comerciais e assessorou o USTR em todos os aspectos da missão da agência.
Ele também esteve fortemente envolvido na implementação de tarifas da administração sobre a China e nas negociações subsequentes sobre a primeira fase do acordo comercial EUA-China.
Greer foi uma parte fundamental dos esforços do USTR para negociar e obter a aprovação do Congresso para o T-MEC. Ele esteve envolvido em todas as principais ações comerciais da administração iniciadas durante seus três anos no USTR.
Agência de negociação
O USTR faz parte do Gabinete Executivo do Presidente. Sua principal função é coordenar a política comercial do país. Para isso, o USTR trabalha em uma base interagências, resolvendo divergências e apresentando questões para decisão do Presidente.
O USTR também faz consultas a outros órgãos governamentais sobre questões de política comercial. Isso é feito por meio de dois grupos importantes: o TPRG (Trade Policy Review Group) e o TPSC (Trade Policy Staff Committee). Ambos os grupos são administrados e presididos pelo USTR.
Esses grupos incluem 19 órgãos e escritórios federais. Juntos, eles formam um mecanismo em nível de subgabinete para desenvolver e coordenar as posições do governo dos EUA sobre questões de comércio internacional e investimentos relacionados ao comércio.