23 de Novembro de 2024

Portada » Reservas de l?tio do M?xico: Camimex, USTR e USGS

Reservas de lítio do México: Camimex, USTR e USGS

5 julio, 2023
Portugués
Las reservas de litio de México: Camimex, USTR y USGS. Mexico's lithium reserves: Camimex, USTR and USGS. Les réserves de lithium du Mexique : Camimex, USTR et USGS. Reservas de lítio do México: Camimex, USTR e USGS.

A Lei de Mineração do México foi alterada em 20 de abril de 2022 para designar as reservas de lítio do México como parte de seu patrimônio nacional.

De acordo com a Lei de Mineração, o Poder Executivo é responsável por designar um órgão público descentralizado para realizar toda a exploração e aproveitamento das reservas de lítio.

Em 23 de agosto de 2022, a Litio para Mexico foi criada para esses fins no âmbito do Ministério da Energia.

Em seguida, em 18 de fevereiro de 2023, o Decreto para a Nacionalização do Lítio foi promulgado para proteger as reservas de lítio em 234.855 hectares nos municípios de Arivechi, Divisadero, Granados, Huásabas, Nácori Chico, Sahuaripa e Bacadéhuachi.

Bacadéhuachi é o território com o maior potencial estimado de exploração de lítio no México.

No México, as fontes de argila de lítio estavam em vários estágios de desenvolvimento ou exploração.

Os recursos de lítio identificados no México totalizam 1,7 milhão de toneladas, de acordo com o United States Geological Survey (USGS).

Reservas de lítio do México

O governo mexicano aprovou uma lei em abril de 2022 que altera a lei nacional de mineração para estabelecer maior controle estatal sobre os recursos de lítio do país.

As alterações colocam a responsabilidade pela prospecção, exploração e utilização do lítio do México sob o controle exclusivo de uma empresa estatal de lítio recém-criada, a LithiumMx, e proíbe concessões, licenças, contratos, permissões e autorizações a entidades não públicas para realizar essas atividades.

Do ponto de vista do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), as emendas também abrem a porta para declarar outros minerais como «recursos estratégicos» que exigiriam maior controle estatal no futuro.

A Câmara Mexicana de Minas (Camimex) considera que a reforma da Lei de Mineração que reserva o lítio para uso exclusivo do Estado causa incerteza nos mercados.

Do ponto de vista da Camimex, não há informações suficientes para dar certeza sobre as reservas de lítio existentes no México, nem em quantidade nem em qualidade.

«A única maneira de desenvolver a mineração de lítio, aproveitando seu potencial, é justamente por meio da participação da iniciativa privada na exploração, aproveitamento e produção. Para encontrar soluções, recomendou-se tomar como referência o caso dos Estados Unidos ou da União Europeia, onde a definição de minerais estratégicos incentiva sua exploração e fornecimento seguro sem reservá-los ao Estado», disse a Camimex.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]