A empresa Apis Cor dedica-se à conceção e fabrico de robótica de impressão 3D para a construção de casas.
O que é a impressão 3D e qual a sua relação com a robótica? E qual é o mercado potencial para a Apis Cor?
O fabrico aditivo, ou impressão 3D, é um processo através do qual um material é depositado camada a camada para criar uma estrutura tridimensional.
Agora, a robótica de impressão 3D é, como o nome sugere, a combinação de robótica e impressão 3D.
Os braços robóticos podem carregar materiais, mudar ferramentas, manipular peças impressas e efetuar outras tarefas relacionadas com a impressão 3D de forma eficiente e precisa.
Robótica de impressão
Ao utilizar estas novas tecnologias, a Apis Cor pretende aproveitar as oportunidades de mercado nos Estados Unidos.
Que vantagens é que a empresa afirma ter?
- Menos erros e maior produtividade.
- Melhor qualidade.
- Menor limitação dos materiais pré-fabricados, como os blocos de betão.
- Maior rapidez na construção.
- Menos mão de obra humana, permitindo um escalonamento mais fácil do processo de desenvolvimento.
- Redução do custo de construção.
Novas casas
A Apis Cor concebe e desenvolve a robótica e os materiais de construção subjacentes para imprimir em 3D casas unifamiliares de betão em grande escala.
De acordo com a empresa, prevê-se a construção de 1,413 milhões de habitações em 2023, uma queda de 9% em relação a 2022. Nos EUA, há 200 construtores de casas que constroem entre 150 e 81.000 unidades por ano.
Nos últimos 21 anos, a impressão 3D revolucionou o mundo do fabrico, proporcionando uma forma mais barata e mais eficiente de criar protótipos e testar projectos.
O Apis Cor traz a impressão 3D para a construção de estruturas. A impressão 3D estrutural permite que os projectistas construam mais rapidamente, de forma mais barata e mais consistente.
Os potenciais clientes da empresa incluem empresas de construção residencial de baixa altura, empreiteiros, subempreiteiros, construtores de casas e promotores nos EUA.
A partir de abril de 2024, os clientes da Apis Cor incluíram empresas de construção residencial de baixa altura e um construtor nacional de casas, D. R. Horton, com quem a empresa começou a construir relações através de um projeto-piloto inicial de várias unidades na Florida Central e um investimento estratégico na empresa.