1 de Abril de 2025

Portada » Royalties de mineração no México: mudanças na legislação

Royalties de mineração no México: mudanças na legislação

26 marzo, 2025
Portugués
Royalties de mineração no México: mudanças na legislação
Photo: Government of Chihuahua State, Mexico.

O México implementou novas alterações em sua legislação de royalties de mineração a partir de 1º de janeiro de 2025.

Em 2024, o PIB da mineração de minerais metálicos e não metálicos, exceto petróleo e gás, foi de 261.928 milhões de pesos, um aumento anual de 1,3%, considerando pesos a preços de 2018, de acordo com dados do Inegi.

Royalties de mineração

Entre as principais empresas do setor de metais do México estão o Grupo Mexico, a Met-Mex Peñoles e a Fresnillo PLC. Por sua vez, Cemex, Holcim-Apasco, Grupo Cementos Chihuahua, Cementos Fortaleza, Cemento Moctezuma e Cruz Azul se destacam na produção de cimento.

A legislação mexicana prevê vários royalties de mineração. Esses foram modificados recentemente por emendas à Lei Federal de Direitos Governamentais, publicadas no Diário Oficial da Federação em 19 de dezembro de 2024. 

As alterações entraram em vigor em 1º de janeiro de 2025.

Os royalties de mineração estão listados abaixo:

  • Royalty de mineração de 8,5% sobre o lucro antes de impostos, depreciação e juros.
  • Um royalty extraordinário do governo sobre metais preciosos, incluindo ouro e prata, de 1% da receita bruta.
  • Um royalty de mineração por hectare de terra concessionada, que varia de acordo com o ano da concessão.

Entre as novas disposições, foi estabelecido um royalty adicional para os detentores de concessões de mineração que não realizarem trabalhos de acordo com a Lei Federal de Mineração. Se durante um período consecutivo de dois anos, dentro dos primeiros onze anos da concessão, não forem realizadas atividades de mineração, um royalty adicional deverá ser pago a cada seis meses. Esse valor será igual a 50% da taxa máxima de mineração em vigor.

Além disso, se a não conformidade com as obras continuar, a penalidade será dobrada a partir do décimo segundo ano.

Produção mexicana

A seguir, o PIB da mineração de minerais metálicos e não metálicos no México, excluindo petróleo e gás, em bilhões de pesos a preços de 2018:

  • 2018: 265.
  • 2019: 255.
  • 2020: 250.
  • 2021: 262.
  • 2022: 270.
  • 2023: 259.
  • 2024: 262.

A Lei de Investimento Estrangeiro permite que cidadãos e empresas estrangeiras obtenham concessões de mineração no México. Entretanto, a Lei Federal de Mineração estabelece que essas concessões só podem ser outorgadas a cidadãos ou empresas mexicanas.

Portanto, para ter acesso a uma concessão de mineração, os investidores estrangeiros devem criar uma subsidiária no México. Essa é a única maneira pela qual eles podem participar diretamente do setor de mineração do país.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes