A Sanofi, uma das maiores fabricantes de medicamentos e vacinas do mundo, gerou vendas para o Dupixent de 8,293 bilhões de euros em 2022.
Esse valor representa 19,3% das vendas líquidas da empresa no ano passado e é o principal produto da Sanofi em termos de vendas.
Os negócios da Sanofi consistem em produtos farmacêuticos, incluindo o Dupixent (para uso em dermatologia/asma), vacinas (incluindo gripe e poliomielite/pertussis) e produtos de consumo (incluindo marcas como Allegra, Aspercreme e IcyHot).
A Sanofi está no meio de um programa de melhoria de margem projetado para aumentar sua margem operacional de 30% para 32% até 2025.
Se for bem-sucedido, o programa gerará um aumento de 8% nos lucros e no fluxo de caixa.
Senofi
O Dupixent (dupilumab) é desenvolvido em conjunto pela Sanofi e pela Regeneron em um acordo de colaboração global.
Até o momento, o dupilumabe foi estudado em mais de 60 ensaios clínicos envolvendo mais de 10.000 pacientes com várias doenças crônicas causadas em parte pela inflamação do tipo 2.
O programa de desenvolvimento do dupilumabe demonstrou benefícios clínicos significativos e uma diminuição na inflamação do tipo 2 em estudos de Fase III, estabelecendo que a interleucina-4 e a interleucina-13 são os principais e centrais impulsionadores da inflamação do tipo 2, que desempenha um papel importante em várias doenças inflamatórias, como dermatite atópica, asma, rinossinusite crônica com polipose nasal, esofagite eosinofílica e prurigo nodularis.
O Dupixent está disponível nos principais mercados, incluindo os EUA (desde abril de 2017), a maioria dos países da UE (primeiro lançamento na Alemanha em dezembro de 2017) e o Japão (desde abril de 2018).
A Senofi aumentou seus dividendos por 28 anos consecutivos.
Em 2022, as autoridades de saúde concederam várias autorizações de comercialização para os produtos da Sanofi.
Nos EUA e na Europa, o Dupixent (dupilumabe) recebeu aprovação total para o tratamento da esofagite eosinofílica e extensões para ampliar a indicação de asma grave para crianças de 6 a 11 anos e a indicação de dermatite atópica moderada a grave para crianças de 6 meses a 5 anos.
No final de setembro de 2022, a US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Dupixent como o primeiro e único tratamento indicado para tratar o prurigo nodular em pacientes adultos nos EUA, e em 15 de dezembro de 2022, o Dupixent se tornou o primeiro e único medicamento direcionado aprovado pela Comissão Europeia (CE) para tratar o prurigo nodular.
A Sanofi registrou um lucro líquido de 6.279 milhões de euros em 2022, um aumento de 35,1% em relação ao ano anterior.