A abertura do setor automotivo na TTIP tem uma ampla gama de regulamentações e um programa de alívio para automóveis com exceções.
De acordo com um relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC), a TTIP contém várias disciplinas específicas para veículos automotores em seus capítulos, anexos e apêndices, bem como em cartas bilaterais.
O TTIP é um tratado que inclui, por referência, as disposições do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP) original. Esse acordo foi assinado em 4 de fevereiro de 2016 em Auckland, Nova Zelândia, embora com algumas disposições suspensas.
O texto do TIPAT, que detalha tanto os acréscimos quanto as suspensões, está disponível no site do Depositário na Nova Zelândia. Além disso, o Protocolo de Adesão do Reino Unido ao TIPAT pode ser acessado nesta página.
Setor automotivo no TIPAT
No caso da Malásia, as cartas paralelas assinadas com o Canadá e o México tratam das regras de origem. Além disso, elas promovem a cooperação técnica e a capacitação em áreas de interesse mútuo no setor automotivo. Por outro lado, a carta de acompanhamento assinada com o Canadá também trata de restrições e custos adicionais aplicados a veículos automotores.
O gráfico abaixo mostra a fase final da liberalização de novos produtos automotivos sob as posições 8702 a 8705 do HS. Em Brunei e no Chile, as importações de todos os veículos automotores ficaram isentas de impostos a partir da entrada em vigor da TIPAT em 2023.
No caso da Malásia, as importações de veículos especiais ficaram isentas de impostos no mesmo ano. Para veículos de passageiros e caminhões maiores (posições 8702 e 8704 do HS), eles estarão isentos de impostos em 2028. Por fim, as importações de veículos de passageiros menores (posição 8703 do HS) estarão isentas de impostos em 2030.
Reino Unido
Em 1º de fevereiro de 2021, o Reino Unido apresentou formalmente seu pedido de adesão à TIPAT. Posteriormente, em 31 de março de 2023, o Reino Unido e os membros do tratado finalizaram as negociações sobre sua adesão.
Então, em 16 de julho de 2023, os membros do TIPAT aprovaram formalmente o pedido do Reino Unido. Espera-se agora que o Reino Unido adira ao tratado assim que o acordo formal for ratificado pelo Reino Unido e pelos estados-partes individuais.