Na 12ª Conferência Ministerial, realizada em junho de 2022, os ministros da OMC concordaram em iniciar conversações para abordar as preocupações sobre o sistema de solução de controvérsias, com o objetivo de garantir um sistema totalmente operacional até 2024.
O que é esse sistema? Os membros da OMC podem levantar disputas quando consideram que seus direitos estão sendo violados em relação a qualquer acordo contido na Ata Final da Rodada Uruguai que esteja sujeito ao Entendimento sobre Regras e Procedimentos que Regem o Entendimento sobre Solução de Controvérsias (DSU).
O Conselho Geral se reúne como Órgão de Solução de Controvérsias (DSB) para tratar de controvérsias.
No entanto, o DSB tem autoridade para estabelecer painéis de solução de controvérsias, adotar relatórios do painel e do Órgão de Apelação, monitorar a implementação de recomendações e decisões e autorizar a suspensão de concessões e outras obrigações em caso de não conformidade com tais recomendações e decisões.
Sistema de solução de controvérsias
De acordo com um relatório da OMC, os membros da OMC apresentaram oito solicitações de consultas, a primeira etapa do processo de solução de controvérsias, em 2022, em comparação com nove em 2021.
Até o final de 2022, um total de 615 disputas havia sido iniciado no âmbito do DSU desde que a OMC foi criada em 1995.
Nove relatórios de painéis foram divulgados em 2022. O Órgão de Solução de Controvérsias (DSB) adotou dois relatórios de painel durante esse período.
Duas decisões e duas sentenças arbitrais foram divulgadas durante o ano.
No final de dezembro de 2022, os procedimentos do painel estavam em andamento em 18 disputas.
Os membros continuaram a apresentar propostas sobre a implementação do processo de seleção do Órgão de Apelação.
A última proposta, distribuída em setembro de 2022 pelo México em nome de 127 membros, foi considerada pelo DSB em suas reuniões até o final de 2022.
Entretanto, na ausência de consenso, os sete assentos do Órgão de Apelação permaneceram vagos e nenhum recurso pôde ser ouvido.
A Indonésia apresentou uma notificação de apelação em 2022. Em 31 de dezembro de 2022, 25 recursos estavam pendentes no Órgão de Apelação.