As tarifas recíprocas de Donald Trump serão aplicadas a todos os países a uma taxa mínima de 10%, com exceção do México e do Canadá.
Trump baseou essa medida na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).
As tarifas recíprocas sobre os parceiros comerciais dos EUA incluem o seguinte:
- China: 34 por cento.
- União Europeia: 20 por cento.
- Vietnã: 46 por cento.
- Taiwan: 32 por cento.
- Japão: 24 por cento.
- Índia: 26 por cento.
- Coreia do Sul: 25 por cento.
Tarifas recíprocas de Donald Trump

Canadá e México mantêm ordens sobre fentanil e migração
De acordo com um informativo da Casa Branca, as ordens existentes sobre fentanil e migração para o Canadá e o México permanecem válidas. Eles não serão afetados pela nova ordem.
Tarifas para produtos T-MEC
Os produtos que estão em conformidade com o Acordo EUA-México-Canadá-México (T-MEC) continuarão isentos de tarifas. Ou seja, esses produtos manterão uma tarifa de 0%. Entretanto, os produtos que não estiverem em conformidade com as regulamentações do T-MEC estarão sujeitos a uma tarifa de 25%. No caso de produtos de energia e potássio do Canadá, os produtos que não estiverem em conformidade com o T-MEC estarão sujeitos a uma tarifa de 10%.
Possíveis alterações nos pedidos existentes
O informativo também observa que, caso os pedidos existentes sobre fentanil e migração sejam cancelados, os produtos em conformidade com o T-MEC continuarão a receber tratamento preferencial. Por outro lado, aqueles que não estiverem em conformidade estarão sujeitos a uma tarifa recíproca de 12%.