26 de Dezembro de 2024

Portada » TIPAT e T-MEC: liberalização do México e do Canadá

TIPAT e T-MEC: liberalização do México e do Canadá

29 agosto, 2023
Portugués
TIPAT y T-MEC: liberalización de México y Canadá. CPTPP and UCMCA: liberalization of Mexico and Canada. PTPGP et ACEUM: libéralisation du Mexique et du Canada. TIPAT e T-MEC: liberalização do México e do Canadá.

O México e o Canadá têm processos de liberalização semelhantes no TIPAT e no T-MEC, de acordo com informações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Por um lado, o T-MEC manteve o tratamento isento de direitos aduaneiros das mercadorias ao abrigo do Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA), que abrangia 100% de todas as rubricas pautais entre o México e os Estados Unidos e 99% entre o México e o Canadá, pelo que, no caso do México, o T-MEC não implica uma maior liberalização pautal.

O TIPAT prevê um período de eliminação progressiva de 16 anos para as mercadorias que beneficiam de isenção de direitos, que abrangerá 99% de todas as posições pautais no México.

Por outro lado, no caso do Canadá, o T-MEC também manteve o tratamento isento de direitos para as mercadorias ao abrigo do NAFTA, que abrangia 99% de todas as posições pautais.

Quando o TIPAT estiver totalmente implementado, 99% das linhas pautais entre as partes deste acordo estarão isentas de direitos e 94% das exportações agrícolas e agro-alimentares do Canadá terão acesso isento de direitos aos países membros do bloco.

TIPAT e T-MEC

Ao contrário dos outros acordos de comércio livre do Canadá, o T-MEC liberalizou alguns direitos aduaneiros agrícolas entre o Canadá e os Estados Unidos.

O T-MEC inclui igualmente as disposições mais abrangentes em matéria de biotecnologia agrícola dos acordos de comércio livre do Canadá.

No que respeita aos capítulos relativos ao investimento e ao comércio transfronteiriço de serviços, o nível de liberalização do T-MEC está em conformidade com o dos outros acordos de comércio livre do Canadá, incluindo o TIPAT.

Noutra frente, o T-MEC preserva a utilização de painéis binacionais para resolver litígios em matéria de direitos de compensação e anti-dumping.

No entanto, o T-MEC elimina completamente para o Canadá e os Estados Unidos o chamado mecanismo de resolução de litígios investidor-Estado, que permitia às empresas e aos investidores processarem os governos de qualquer uma das Partes se qualquer uma delas efectuasse alterações políticas que, na sua opinião, prejudicariam os seus lucros futuros.

Este processo foi igualmente eliminado para o México, exceto no que se refere a determinados sectores, como o petróleo, a energia e as telecomunicações.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]