A Câmara Americana de Comércio (AmCham México) fez uma série de propostas sobre a transição energética no México como parte de seu documento Ruta 2024-2030.
Em termos de energia renovável, propôs a elaboração de uma regulamentação que incentive o investimento em fontes de energia renovável, fornecendo incentivos ao investimento, como reduções de impostos, financiamento de projetos e garantias de empréstimos para o desenvolvimento do Sistema Elétrico Nacional.
A Câmara também considera necessário implementar políticas para reduzir a poluição do ar e da água causada pela produção de energia, incluindo a adoção de tecnologias (como inteligência artificial), a regulamentação de emissões de poluentes e a promoção de práticas de produção mais sustentáveis.
Ela também propõe a implementação de um Mercado de Certificados de Energia Limpa, em que os facilitadores digitais garantam a rastreabilidade dos certificados.
Para isso, a AmCham considera importante promover fontes de energia com impacto ambiental reduzido, como a exploração do hidrogênio verde, que tem grande potencial no México.
Transição energética
Sobre a taxonomia verde, a Câmara sugere apoiar sua implementação com um quadro de referência em projetos e possíveis processos de financiamento ou emissões de títulos verdes.
Em relação à economia circular, a Câmara considera que na transição para a economia circular há grandes oportunidades e, portanto, emite recomendações como a aplicação da estrutura ReSOLVE desenvolvida pela Ellen McArthur Foundation e a existência de uma estrutura regulatória padronizada, com base nas capacidades técnicas do México, para resíduos e plásticos.
A AmCham também considera que são necessários processos ágeis de autorização regulatória e igualdade de condições entre as empresas produtivas estatais e o setor privado.
Além disso, propõe o desenvolvimento de Padrões de Desempenho de Construção (BPS) como uma ferramenta de política pública para ajudar a impulsionar o processo de mitigação de emissões.
Com relação aos projetos de armazenamento estratégico, a AmCham propõe a implementação de projetos de armazenamento subterrâneo de gás natural, armazenamento elétrico com baterias e terminais de armazenamento para produtos refinados.