28 de Dezembro de 2024

Portada » Vantagem competitiva do México: 4 fatores segundo a Prologis

Vantagem competitiva do México: 4 fatores segundo a Prologis

8 junio, 2023
Portugués
La Unión Europea ha implementado una serie de cambios para facilitar el comercio exterior y destaca entre ellos la ventanilla única de importación (IOSS).

A Prologis, líder mundial no setor imobiliário de logística, destacou quatro fatores que desempenham um papel significativo na vantagem competitiva do México.

O primeiro é sua localização. Por exemplo, Monterrey, o principal centro de manufatura do México, está localizado a três horas da fronteira com os EUA, o que favorece as empresas que abastecem os consumidores norte-americanos.

Como segundo fator, a política comercial global desempenha um papel importante na tendência do nearshoring. O México é o único país em desenvolvimento que tem acordos de livre comércio com os Estados Unidos, o Canadá, a União Europeia e o Japão.

Em particular, acrescenta a Prologis, o México é particularmente integrado aos Estados Unidos, com 27-45% de seu valor comercial na forma de bens intermediários que exigem processamento adicional antes de chegar aos consumidores finais de varejo.

Um terceiro fator é a regulamentação. Os recentes impulsos regulatórios promovem o alinhamento entre as cadeias de suprimentos da América do Norte.

Embora certas tarifas bidirecionais entre os EUA e a China tenham sido aplicadas temporariamente em 2018, a maioria delas foi aplicada a commodities, como metais e produtos agrícolas.

Vantagem competitiva

Decisões regulatórias mais recentes -como restrições às vendas de chips avançados, créditos fiscais para painéis solares/veículos elétricos/semicondutores fabricados na América do Norte e legislação destinada a melhorar a transparência da cadeia de suprimentos, etc.- continuarão a aproximar as cadeias de suprimentos de fabricação de produtos de alto valor dos consumidores dos EUA.

Por exemplo, durante 2021-2022, foi anunciada a construção de mais de US$ 70 bilhões em fábricas de veículos elétricos nos EUA, quatro vezes mais do que os níveis de 2017, após essas mudanças regulatórias.

Por fim, há a força de trabalho. O México tem uma força de trabalho jovem para os padrões globais: 42% de sua população (49 milhões de trabalhadores) tem entre 20 e 49 anos de idade.

Além disso, os trabalhadores da indústria mexicana ganham um salário semelhante ao dos chineses (25% menor quando ajustado pela produtividade ou cerca de 20% do custo de um funcionário da indústria dos EUA).

Considerando a escassez de mão de obra nos EUA e em outros países desenvolvidos, essa grande força de trabalho qualificada representa uma vantagem considerável para o México.

The United States and the European Union (EU) announced a bilateral reduction in tariffs for the first time in more than two decades.
Photo: BMWI.

Em 31 de dezembro de 2022, a Prologis possuía ou havia investido, integralmente ou por meio de empresas de coinvestimento, em propriedades e projetos de desenvolvimento que devem totalizar aproximadamente 1,2 bilhão de pés quadrados (111 milhões de metros quadrados) em 19 países.

A Prologis aluga instalações logísticas modernas para uma base diversificada de aproximadamente 6.600 clientes, principalmente em duas categorias principais: business-to-business e atendimento de varejo/online.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]