As vendas globais de veículos elétricos dominarão o mercado na próxima década, de acordo com projeções de negócios.
De acordo com a BloombergNEF, as vendas de veículos elétricos serão de 41 milhões de unidades em 2030 e 75 milhões de unidades em 2040.
Um veículo elétrico (EV) usa um ou mais motores elétricos para propulsão.
Essas projeções implicam em uma taxa de penetração de 44% e 75%, respectivamente, de todos os veículos de passeio vendidos.
As previsões consideram tanto os veículos de passageiros elétricos a bateria quanto os veículos elétricos híbridos plug-in.
Vendas globais de veículos elétricos
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), 13,7 milhões de veículos elétricos foram vendidos em todo o mundo em 2013.
A seguir estão os principais mercados para essas vendas em 2023, em milhões de unidades:
- China: 8,1.
- Europa: 3,2.
- Estados Unidos: 1,4.
- Resto do mundo: 1,0.
Atualmente, a parte mais cara de um veículo elétrico é a bateria, que responde por até 50% do preço do sistema de propulsão elétrica, dependendo da tecnologia utilizada.
As baterias de íons de lítio são a tecnologia mais usada em veículos elétricos devido à sua alta densidade de energia e ao aumento da potência por unidade de massa da bateria.
A mudança de motores de combustão interna para veículos elétricos pode ter um impacto significativo nos setores de montagem automotiva e fabricação de peças. Além disso, essa mudança implica grandes modificações no trem de força, ou seja, no sistema que aciona o veículo.
Por um lado, os trens de força dos veículos elétricos são muito diferentes dos convencionais. Isso significa que a produção de um veículo elétrico provavelmente exigirá muito menos mão de obra do que a produção de um veículo semelhante com motor a gasolina ou diesel. Assim, as empresas devem se adaptar à nova demanda e ajustar seus processos de produção.
A AIE projeta as seguintes vendas globais de veículos elétricos em 2024, em milhões de unidades:
- China: 10,1.
- Europa: 3,4.
- Estados Unidos: 1,7.
- Resto do mundo: 1,4.
- Total mundial: 16,6.
Fatores que impulsionam as compras
De acordo com a previsão global de outubro de 2023 da EV Volumes para carros de passeio e veículos comerciais leves elétricos a bateria e híbridos plug-in, espera-se que as vendas sejam de aproximadamente 46 milhões de unidades em 2030, aumentando para aproximadamente 75 milhões de unidades em 2035.
Isso representa uma taxa de penetração de 45% e 68%, respectivamente, de todos os carros de passeio e veículos comerciais leves vendidos.
A Arcadium Lithium diz que o forte crescimento da demanda por veículos elétricos em 2023 foi impulsionado pelos seguintes fatores:
- Aumento das ofertas de produtos dos fabricantes de automóveis.
- Maior conscientização e adoção por parte dos consumidores.
- Incentivos anunciados por governos nacionais e regionais.
- Subsídios e regulamentações mais rígidos para economia de combustível/emissão de dióxido de carbono para apoiar os esforços de eletrificação.